terça-feira, 4 de maio de 2010

Especialização Precoce


No passado era frequente encontrar-mos situações em que eram aplicados modelos de treino a jovens praticantes como se estes se tratassem de adultos, com o objectivo de transformar esses jovens em pequenos campeões colocando em risco o desenvolvimento harmonioso do seu corpo e de uma potencial carreira desportiva. Aqui verifica-se uma clara especialização precoce em que o desenvolvimento desportivo do jovem não acompanha o seu desenvolvimento biológico.

De acordo com Marques (1999) este tipo de especialização desportiva caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.

Segundo Añó (1997) a especialização precoce define a prática intensa, sistematizada e regular de crianças e jovens antes das idades consideradas normais. Este autor refere a especialização precoce como resultado da aplicação de sistemas de treino não adequados ou a utilização literal dos sistemas de treino dos adultos com crianças ou jovens. Ainda de acordo com este autor os períodos pubertário e pós-pubertário são indicados como as idades próprias para a especialização desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário